Fortaleza - Brasil

Fortaleza

Brasil

Sobre Fortaleza

Fortaleza encanta a qualquer visitante por motivos que vão muito além dos lindos horizontes e do verão que chega mais cedo.Outro destaque que chama atenção é a riqueza cultural do centro da cidade. Apenas na Avenida Beira Mar, uma das principais, estão alocadas a Zona Portuária, a Estátua de Iracema e a Feira de Artesanato, pontos turísticos muito visitados. A variedade de bares e restaurantes é uma carta na manga para agradar pessoas de todos os gostos.

A proximidade de várias praias famosas, como a que abriga o Beach Park e o lindo litoral leste do Ceará, é um dos principais motivos que atraem milhões de turistas por ano. E para quem prefere não deixar a cidade, a Praia do Futuro é uma opção confortável e de fácil acesso.

Principais atrações de Fortaleza

Feira de artesanato da Av. Beira Mar (Foto: Bruno Gomes)
Feira de artesanato da Av. Beira Mar (Foto: Bruno Gomes)

1 - Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar

As principais lembrancinhas da sua viagem a Fortaleza podem ser compradas na feirinha da principal rua da cidade. Em uma tradição que já dura 26 anos, centenas de barraquinhas são montadas no final da tarde, todos os dias. Roupas, artesanato e produtos típicos como cachaça e petiscos podem ser encontrados facilmente. Separar uma noite para passear entre as barracas é um dos melhores passeios em Fortaleza. 

Ponte dos Ingleses
Ponte dos Ingleses

2 - Ponte dos Ingleses

Um dos principais cartões postais de Fortaleza, a Ponte dos Ingleses é um lugar incrível para assistir ao pôr do sol. Quem passeia pela ponte de manhã cedo ou no fim da tarde pode dar a sorte de avistar golfinhos nadando. Ela ganhou esse nome por causa da participação de engenheiros britânicos na construção, na década de 1920. Em 1994, foi reformada e urbanizada para uso público. 

Fachada do Theatro José de Alencar
Fachada do Theatro José de Alencar

3 - Theatro José de Alencar

Referência artística, turística e arquitetônica no Ceará, o Theatro José de Alencar é tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN. Inaugurado em 1910, ele tem uma estrutura impressionante tanto na fachada quanto no interior. Para conhecer todos os detalhes, vale a pena curtir uma das visitas guiadas que são oferecidas. O tour conta a história da construção, mostra as características preservadas da belle époque e o jardim projetado por Burle Marx. 

Vista aérea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Vista aérea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

4 - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O centro cultural conhecido popularmente apenas como Dragão é um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza. É lá que fica o planetário da cidade, além de salas de teatro e cinema, o Museu da Cultura Cearense e exposições temporárias. Outro destaque do Dragão é a variedade de opções para quem quer curtir a vida noturna de Fortaleza. Os casarões neoclássicos ao redor foram transformados em bares, casas noturnas e restaurantes. 

Veja algumas dicas para aproveitar ainda mais a cidade:

1 - Quando visitar Fortaleza?

O volume de chuvas é bastante baixo entre julho e dezembro. Por isso, pode marcar sua viagem para Fortaleza para essa época, sem preocupação com mau tempo. O calor, que é bem forte a partir de setembro, é amenizado pela brisa à beira-mar.

2 - Quantos dias ficar em Fortaleza?

As atividades do centro da cidade e os principais pontos turísticos de Fortaleza podem ser visitados em apenas um dia. Assim, o ideal é fazer a conta reservando um dia para o centro e mais um dia para cada praia próxima que se deseja visitar.

3 - Como é a mobilidade? Preciso de transporte ou posso fazer tudo a pé?

Ficando perto do Centro, você consegue cobrir a maioria das atrações históricas e culturais e, dependendo do local exato, frequentar ainda a Praia do Futuro a pé. Para passeios maiores, como visitas às praias próximas, o ideal é reservar passeios em grupo garantindo segurança e companhia de um conhecedor local. Outra opção é alugar um carro.

4 - É bom saber antes de visitar Fortaleza:

Prepare o paladar para apreciar uma gastronomia tipicamente nordestina, com muitos frutos do mar e pratos típicos como o baião de dois e a carne de sol.

Voltar ao topo