Gramado - Brasil

Gramado

Brasil

Sobre Gramado

Uma das celebrações de natal mais bonitas e tradicionais do Brasil ocorre todos os anos em Gramado, mas esse não é o único atrativo da cidade. Cheia de história para contar, Gramado oferece uma variedade de formas de entretenimento para todos os gostos. Desde um parque de diversões que possibilita que os visitantes experimentem a emoção de passar um dia na neve até passeios com o melhor das cervejarias e dos vinhedos artesanais.

Um destaque que ajuda a conhecer bem a cidade é o Bustour, um serviço de ônibus que circula e tem parada fixa em vários pontos, nos quais o turista pode embarcar e desembarcar à vontade quando adquire o ticket. Nas ruas de Gramado, é fácil identificar a origem europeia da colonização da cidade, e várias atrações ajudam o visitante a se sentir, de fato, incluído nos ambientes da cabeça aos pés.

Principais atrações em Gramado

Minimundo
Minimundo

1 - Minimundo

Uma maquete muito elaborada com réplicas de construções do mundo inteiro. O parque Minimundo funciona como um museu a céu aberto com pequenos castelos, casas, ferrovias, pessoas e veículos. Ele nasceu como uma homenagem de um avô aos netos, mas tomou proporções inesperadamente grandes e hoje encanta a crianças e adultos que se impressionam com os objetos em escala 24 vezes menor que a realidade.

Parque Snowland
Parque Snowland

2 - Parque Snowland

O primeiro parque de neve fechado das Américas fica em Gramado. O Snowland permite que os visitantes vejam e vivam a experiência de curtir a neve em qualquer época do ano. Ele simula um vilarejo nevado e oferece várias atividades para quem o visita. Há espaço para patinação no gelo, aulas de esqui e snowboard e aventuras em uma montanha nevada de 15 metros de altura, além de um simulador 3D. Por ter uma gama grande de opções, é ideal tanto para adultos quanto para crianças.

Escultura de chocolate no Mundo de Chocolate
Escultura de chocolate no Mundo de Chocolate

3 - Mundo de Chocolate

Gramado é um destino paradisíaco para os chocólatras, e o Mundo de Chocolate, da fábrica Lugano, é um dos motivos. Ele é um museu no qual todas as esculturas são feitas de enormes peças de chocolate. Entre as recriações estão obras de arte como a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e a Monalisa! São mais de 200 peças que chegam a medir 4 metros de altura. O ambiente do local é resfriado para manter todas as esculturas em estado de conservação.

Adega na vinícola Casa Valduga
Adega na vinícola Casa Valduga

4 - Casa Valduga

A Casa Valduga fica, na verdade, em Bento Gonçalves, cidade vizinha a Gramado. O trajeto é curto e vale completamente a pena. A vinícola é premiada mundialmente e conhecida pela alta qualidade de tudo o que produz. Ela foi a primeira a promover visitas guiadas para o acompanhamento da produção de vinhos e espumantes. Quem faz esse passeio pode se encantar com a visão de mais de dois milhões de garrafas de bebidas, além de todo o processo de produção delas, e ainda aproveitar uma degustação inesquecível.

Veja algumas dicas para aproveitar ainda mais a cidade:

1 - Quando visitar Gramado?

O Natal-Luz é garantia de encantamento para qualquer um que visite a cidade. No inverno, as temperaturas beiram zero grau, e os nevoeiros e geadas completam o clima de fim de ano digno de Hollywood. No entanto, outras atrações chamam atenção ao longo do ano. O Festival de Cinema que ocorre em agosto, a Festa da Colônia entre março e abril e a Chocofest, no período da Páscoa, também são ótimas dicas.

2 - Quantos dias ficar em Gramado?

Você não precisa de muito tempo para conhecer, apenas, a cidade. Três dias já são suficientes. Mas se quiser aproveitar a fundo e com calma os melhores atrativos, os passeios e os momentos que Gramado tem a oferecer, um roteiro de cinco dias é ideal. Não esqueça de encaixar no roteiro momentos para curtir as cidades vizinhas, como Canela, Bento Ribeiro e Nova Petrópolis.

3 - Como é a mobilidade? Preciso de transporte ou posso fazer tudo a pé?

O Bustour é a forma mais indicada de percorrer a cidade sem precisar se preocupar com trânsito, estacionamento e direções. Também é possível alugar carro, pegar táxis ou usufruir do transporte público da cidade, com ônibus circulares. No entanto, para passear com mais tranquilidade, o ideal é reservar passeios guiados e se deixar levar por verdadeiros conhecedores da região.

4 - É bom saber antes de visitar Gramado:

Ir à Gramado de dieta é uma atividade sofrida. Além da famosa fábrica de chocolates da cidade, outro destaque é a abundância de culinária alemã que promete satisfazer a todos os estômagos. Outra tradição de quem visita a cidade é a foto característica no portal de entrada.

Voltar ao topo