João Pessoa - Brasil

João Pessoa

Brasil

Sobre João Pessoa

A terceira cidade mais antiga do país, e uma das mais verdes do mundo, tem muito a oferecer para quem decide se aventurar por lá. Criada em 1585, João Pessoa é não apenas uma fonte riquíssima de história e cultura, mas também um destino ideal para quem procura lindas paisagens e momentos inesquecíveis. De lá, é possível visualizar a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

A beleza das praias vai de norte a sul, fazendo ainda um pequeno desvio para as incríveis piscinas naturais da cidade, tudo isso com águas tão cristalinas que fica fácil visualizar a variedade dos cardumes que vivem por ali. O famoso passeio do pôr do sol é emocionante e não pode ser deixado de fora. A cidade é ideal, também, para a prática de esportes náuticos, por causa dos ventos constantes.

Principais atrações em João Pessoa

Fachada do Centro Cultural São Francisco
Fachada do Centro Cultural São Francisco

1 - Centro Cultural São Francisco

Capelas, um convento, um museu de arte sacra e a Igreja de São Francisco são parte do complexo que é um dos mais importantes da época barroca do país. A complexidade dos detalhes do acabamento de cada construção é um fator que atrai turistas e estudiosos do mundo inteiro. A visita guiada é quase uma viagem no tempo, que consegue transportar os visitantes através da história e da riqueza da narrativa.

Farol do Cabo Branco
Farol do Cabo Branco

2 - Farol do Cabo Branco

Monumento que pode ser considerado um símbolo da cidade de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco marca o extremo oriente das Américas. Ele é conhecido por ser o lugar onde o sol nasce primeiro nesse continente. Além da importância simbólica, ele também proporciona uma vista privilegiada. Por ficar em cima de uma falésia, ele oferece aos visitantes uma paisagem incrível com o mar no horizonte para se contemplar ou tirar fotos.

Estação Cabo Branco
Estação Cabo Branco

3 - Estação Cabo Branco

Um centro cultural dedicado a ciência e arte e projetado por Oscar Niemeyer se impõe nas ruas de João Pessoa. As características curvilíneas tradicionais do arquiteto são marcos claros no espaço amplo da Estação Cabo Branco. O local recebe exposições temporárias e físicas, uma feirinha de artesanatos e projetos de astronomia. Outra vantagem de visitá-lo é poder aproveitar a vista incrível e panorâmica que ele oferece.

Passeio a Picãozinho
Passeio a Picãozinho

4 - Picãozinho

As piscinas naturais de Picãozinho ficam a poucos quilômetros da praia de Tambaú, no Centro de João Pessoa. Feito exclusivamente na maré baixa, o passeio até lá permite que os visitantes se conectem à natureza e curtam o ambiente de corais e peixes coloridos que por ali nadam. É possível mergulhar nas piscinas naturais para apreciar ainda mais a experiência.

Veja algumas dicas para aproveitar ainda mais a cidade:

1 - Quando visitar João Pessoa?

Chove menos entre setembro e janeiro, e o mar é mais cristalino e encantador entre dezembro e março. É importante também considerar a tábua de marés. Muitas atividades dependem de a maré estar baixa e, por isso, são oferecidas apenas 20 dias por mês, e as melhores condições são em período de lua cheia ou nova.

2 - Quantos dias ficar em João Pessoa?

Pelo menos três dias. Assim, você consegue dividir seu roteiro de forma a conhecer o litoral sul e o norte, além de alguma piscina natural. O ideal, mesmo, é deixar um tempo sobrando para conseguir desfrutar tranquilamente das belezas que a cidade oferece. Se possível, estique esses três dias para cinco.

4 - É bom saber antes de visitar João Pessoa:

Muitas atividades dependem da tábua de marés, então é bem importante verificar as condições antes de marcar a viagem. Na Ponta do Seixas, é possível ver o primeiro nascer do sol das Américas, então vale a pena acordar cedo.

3 - Como é a mobilidade? Preciso de transporte ou posso fazer tudo a pé?

As atrações são bem distantes umas das outras, então você não vai conseguir curtir muito se ficar apenas a pé. Outra alternativa é contratar passeios que tenham transporte incluso. Dessa forma, você não se preocupa com o estresse do trânsito em uma cidade desconhecida e, de quebra, ainda, aprende muito com os guias locais. Alugar um carro também é uma possibilidade, e táxis também são uma opção válida.

Voltar ao topo