Rio de Janeiro - Brasil

Rio de Janeiro

Brasil

Sobre o Rio de Janeiro

Não foi à toa que o Rio de Janeiro ganhou o apelido de Cidade Maravilhosa. A cidade mais feliz do mundo recebe o turista com os braços abertos, oferecendo uma gama enorme de experiências para que ele possa decidir entre as várias opções. A diversidade, tão celebrada pelos cariocas, se faz presente também nas paisagens urbanas, criando um ambiente capaz de deixar qualquer pessoa de queixo caído.

A orla é tão linda que muitas das praias cariocas ganharam fama internacional. O banho de história e cultura é inevitável. A cidade inteira é cenário de novela, e quem visita se sente exatamente assim: um astro de televisão. Os morros desenham o horizonte e possibilitam experiências inesquecíveis de contato com a natureza. A vida noturna e a boemia já são características, e os bairros não deixam a desejar em nenhum quesito. Visitar o Rio de Janeiro é viver a mistura de espaços e aprender a apreciar os elementos de cada um.

Principais atrações no Rio de Janeiro

Cristo Redentor
Cristo Redentor

1 - Cristo Redentor

Visitar o Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, é quase uma obrigação de quem quer fazer turismo no Rio. A subida pode ser feita de van ou do característico trenzinho do Corcovado, uma experiência única. No topo, a vista impressionante da cidade a 709 metros acima do nível do mar surpreende qualquer pessoa. A imponente estátua de quase 40 metros recebe, literalmente, de braços abertos todos os visitantes.

Bondinho do Pão de Açúcar
Bondinho do Pão de Açúcar

2 - Pão de Açúcar

O horizonte carioca pode ser reconhecido facilmente pelos dois famosos morros interligados por um bondinho. O Morro do Pão de Açúcar é a parada final do teleférico, e o topo fica 395 metros acima do nível do mar. Há também a opção de fazer uma trilha de cerca de 40 minutos até o topo Morro da Urca para acrescentar aventura ao passeio tradicional. O segundo trajeto pode ser feito de bondinho para completar a experiência.

Interior do Maracanã
Interior do Maracanã

3 - Maracanã

Os apaixonados por futebol e grandes eventos não podem deixar passar uma visita ao Maracanã. A sede da abertura das Olimpíadas 2016 e da final da Copa 2014 é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1950 e reformado em 2013, o estádio apelidado de maior do mundo atualmente comporta mais de 78 mil torcedores.

Vista do pôr do sol na praia de Ipanema
Vista do pôr do sol na praia de Ipanema

4 - Praias do Rio

Seja assistir ao pôr do sol no Arpoador ou fazer uma caminhada pela praia de Copacabana, as praias do Rio são alguns dos melhores passeios a se fazer na Cidade Maravilhosa. Além da vista inesquecível, o ambiente cheio de diversidade é um dos fatores que mais encanta. A variedade de estilos faz com que sempre haja uma praia perfeita para cada perfil de turista.

Exterior do Museu do Amanhã, no Centro do Rio
Exterior do Museu do Amanhã, no Centro do Rio

5 - Centro da Cidade

Grande parte da história carioca é contada pelas fachadas e ruas do Centro. Mas além de prédios históricos e arquitetura impressionante, quem passa por lá encontra uma opção novinha de entretenimento. A zona portuária foi reformada e se tornou um dos principais passeios no Rio de Janeiro. Novos museus, novas opções de transporte e o maior aquário marítimo da América Latina são alguns dos atrativos que fazem parte do Centro da Cidade.

Desfile na Sapucaí
Desfile na Sapucaí

6 - Carnaval carioca

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um espetáculo montado durante um ano inteiro e celebrado em dois dias durante o Carnaval. As milhões de pessoas mobilizadas se juntam para apresentar um show inesquecível com passistas, sambas enredo e um público dedicado que ajuda a compor o ambiente. Além da festa oficial, blocos animados tomam conta das ruas pela cidade inteira e foliões encontram espaços de diversão e socialização.

Veja algumas dicas para aproveitar ainda mais a cidade:

1 - Quando visitar o Rio?

Pra quem quer conhecer a cidade, não há tempo ruim. O período de chuvas é por volta de dezembro a março, mas são as típicas chuvas de verão. Para experiências de espetáculos inesquecíveis, vale pensar em ir durante o Réveillon ou o Carnaval, porque os cariocas fazem as melhores celebrações.

2 - Quantos dias ficar no Rio?

Há uma infinidade de coisas para ver e lugares para visitar. É possível passar anos na cidade e não conhecer tudo o que tem vontade. Planejando a viagem, tente ficar pelo menos cinco dias no Rio. Dá tempo de conhecer boas praias, museus sensacionais e algumas das belezas naturais mais exuberantes do país. Se possível, estenda um pouco e fique de uma semana a dez dias. Conheça não só o Rio dos turistas mas também dos cariocas.

3 - Como é a mobilidade? Preciso de transporte ou posso fazer tudo a pé?

É impraticável andar apenas a pé. Apesar de o transporte público te levar aos principais pontos turísticos, ele não proporciona a segurança e o conforto de ter alguém que saiba tudo sobre a cidade te acompanhando. O ideal é contratar um serviço de tour guiado. Para conhecer a cidade por conta própria, vale a pena usar serviços de táxi, ou Uber, mas cuidado, porque os preços podem variar muito durante o dia.

4 - É bom saber antes de visitar o Rio:

Chinelo é o calçado-chave na cidade: dá pra ir a quase todo lugar usando um par. No transporte público, é costume quem está sentado se oferecer para segurar a bolsa ou a mochila de quem está em pé por perto. A tradição das praias é comer um pacote de Biscoito Globo (cariocas não conhecem bolacha) acompanhado de Mate com Limão.

Voltar ao topo